top of page

HISTÓRIA

África Oriental

O continente africano e o asiático foram os últimos a serem colonizados pelos europeus. No século XIX, as nações europeias, como Inglaterra, França, Bélgica, Holanda e Alemanha, começaram a explorar de maneira efetiva os dois continentes. A Revolução Industrial se encontrava em plena expansão e motivou esses países a explorar matérias-primas, especialmente minérios, dentre os quais podemos destacar o ferro, cobre, chumbo, além de produtos de origem agrícola, como algodão e borracha; todos fundamentais para a produção industrial. Logo depois, promoveram a partilha do continente, acordo executado na Conferência de Berlim, entre os principais países europeus da época, dando direito de explorar a parte que coube a cada nação. 

                                                       

Anos depois, grande parte do território africano estava colonizada. Os europeus introduziram culturas que não faziam parte da dieta do povo nativo. Os colonizadores rapidamente promoveram as plantations, com destaque para a produção de café, chá, cana-de-açúcar e cacau. Outra atividade desenvolvida foi o extrativismo mineral, com destaque para a extração de ouro, ferro, chumbo, diamante, entre outros. Assim, os europeus conseguiram garantir por um bom tempo o fornecimento de matéria-prima para abastecer as indústrias de seus territórios.

A proximidade geográfica do Quênia com a Península Arábica possibilitou a troca de mercadorias com a Arábia ao longo da costa por volta do século oitavo. Na década de 1890, Quênia passou a ser controlado pelos britânicos que transformaram o país em uma colônia em 1920. Em 1952, os quicuios (tribo do país) iniciaram uma rebelião liderada pela sociedade secreta ‘Mau-Mau’ contra o domínio colonial britânico. Em virtude da revolta, o Quênia passou por um estado de emergência de 1952 a 1959. Esta rebelião ocorreu principalmente nas terras altas do centro do Quénia entre o povo Kikuyu que teve milhares integrantes dizimados nos combates ou em campos de detenção. As perdas britânicas foram cerca de 650. O país em questão se tornou independente dia 12 de dezembro de 1963.

No final do século XIX, os ingleses, dirigidos por Cecil Rhodes, começaram a colonizar a região do Zimbábue com o objetivo de mineração. A riqueza da terra atraiu muitos europeus, ficando a população branca a dominar o país. Quando falamos da África, sabemos a história desse continente passa pela colonização europeia. Entretanto, poucas pessoas sabem que dois países africanos nunca foram dominados pelos europeus. São eles a Etiópia e a Libéria.

No caso da Etiópia, o país quase sucumbiu para a Itália, que, em 1880, era uma nação muito atrasada em relação ao restante da Europa e queria conseguir também uma colônia no continente africano, assim como outras nações europeias.

A Etiópia, porém, resistiu às investidas italianas. Aproximadamente 18 mil soldados viajaram da Itália para dominar a Etiópia, mas, em vez de adversários despreparados, os italianos encontraram inimigos com armas modernas e em número muito maior (cerca de 100 mil etíopes). Sete mil italianos morreram no confronto, além de mil e quinhentos feridos e três mil capturados.

Segundo a pesquisadora Patrícia Teixeira Santos, do departamento de História da Unifesp e do Centro de Estudos Africanos da Universidade do Porto, a Etiópia ganhou um status de país mítico depois do episódio: um exército africano, de etnias variadas, que venceu os brancos do norte.

A situação política começou mudar entre 1957 e 1962. Nesse período, 29 países passaram à condição de novos estados independentes e contribuíram para acelerar o processo de descolonização africana. Três anos depois, 16 países se tornaram estados independentes: Camarões, Congo Francês, Congo Belga, Gabão, Chade, República Centro-africana, Togo, Costa do Marfim, Daomé, Alto Volta, Nigéria, Senegal, Mali, Madasgáscar, Somália e Mauritânia. As últimas nações a conseguirem a independência foram Namíbia e Eritreia.

Colonização e Descolonização

© 2023 por Africanidade em pauta. Orgulhosamente criado por Wix.com

bottom of page