top of page

História

Nigéria

Complexidades da historia nigeriana

Situada no continente africano, a Nigéria é o país mais populoso e está entre os países com economia mais avançada e diversificada da África. Porém, infelizmente, a diversidade cultural da população nigeriana prejudica seu desenvolvimento, que é alimentado pela mais cobiçada fonte de energia: o petróleo.

O país teve início com a civilização Nok, entre os séculos VI e III a.C.. Todavia, a diversidade étnica fez com que vários Estados e impérios se mantivessem por anos na região, como por exemplo, o povo Ibos. No século XIX, o xeque Fula Usman Dan Fodio submeteu quase todos os reinos huaçás e criou um império que perdurou até a chegada do colonizador britânico no fim deste mesmo século.

 

Na segunda metade do século XV, os portugueses estabeleceram um intenso tráfico de escravos na Nigéria, o que levou a um vazio demográfico. Após a proibição do tráfico negreiro, houve o deslocamento de tropas navais britânicas para começar a ocupação e foi realizada uma conferência em Berlim pela Inglaterra, a fim de reconhecer o domínio britânico sobre o território nigeriano.

 

Após um período provisório de administração indireta, a Nigéria tornou-se um estado independente, associado à Comunidade Britânica de Nações. Três anos depois, foi proclamada a república, formada por quatro regiões federais autônomas. No entanto, a instabilidade provocada pelas divergências étnicas levou a dois golpes, seguidos da república de Biafra, marcada por conflitos que sofreram intervenção de grupos estrangeiros e potências, devido à abundancia de petróleo na região.

 

O governo também enfrentou problemas com o povo Ibos, que não aceitou se submeter à repressão das tropas federais. O povo foi arrasado pela fome e por matanças, que tiveram fim com a pacificação e reconstrução da economia.

 

Atualmente, após a ocorrência de vários golpes o presidente Muhammadu Buhari se encontra no poder.

© 2023 por Africanidade em pauta. Orgulhosamente criado por Wix.com

bottom of page