top of page

História

Serra Leoa

Diferente dos diversos países africanos, os conflitos religiosos e étnicos em Serra Leoa são muito raros, possivelmente, devido a relações amigáveis entre as religiões na sociedade, o que facilita e contribuiu para a liberdade religiosa. O governo não interfere na escolha da religião, pelo contrario, ele permite a instrução religiosa nas escolas publicitassem o aluno por exemplo, poderá ter o livre árbitro religioso. 

Creio que para evitar desentendimento, temidas guerras, por causa da escolha religiosa, muitos países deveriam adotar esses conceitos, apesar dos problemas econômicos, eles vivem em uma parcial harmonia de fé, provavelmente seria pior para as condições econômicas, sociais, culturais do país se essas diferenças não fossem respeitadas. 

No entanto, a maior parte da população é muçulmana, mas há também ,os cristãos, os praticantes de religiões tradicionais indígenas e tribais,, bem como Baháís, Hindus e Judeus, não há informações sobre o número de ateus em Serra Leoa. Existem ainda uma prática que reúne diferentes doutrinas chamada de sincréticas, algumas pessoas praticam uma mistura de islamismo com as religiões tradicionais indígenas e o cristianismo. 

Imagine como seria Serra Leoa se os seus viventes não tivessem um considerável respeito pelas diversas crenças ? Felizmente para evitar estes acontecimentos o país apresenta um Conselho Interreligioso de Serra Leoa (IRC), composto por líderes cristãos e muçulmanos, desempenha um papel importante na sociedade civil e é responsável em promover a tolerância religiosa no país, este assegura o livre exercício dos cultos religiosos e garanti, na forma da lei, a proteção aos locais de culto e suas liturgias ,e a aceitação dos diferentes tipos de religião existente. Acredito que por ser um dos países mais pobres, ter uma aceitação de fé é primordial, pois muitos acreditam que um bem maior ainda os livra da pobreza, o que serve como estimulo, esperança, para aqueles que passam por uma situação precária

© 2023 por Africanidade em pauta. Orgulhosamente criado por Wix.com

bottom of page