top of page

Pontencialidades

África Setentrional

 O continente africano é dividido por uma barreira natural, o deserto do Saara, que separa a África do Norte da África Subsaariana. A África do Norte ou África setentrional localiza-se acima do Saara e é banhada pelos mares Mediterrâneo, Vermelho e pelo Oceano Atlântico.

Ao longo de todo o terreno africano, as vegetações estão relacionadas ao clima. Na África setentrional, às margens do Mediterrâneo, encontra-se o clima mediterrâneo que possui uma vegetação correspondente ao maqui, ao garrigue, floresta de pinheiros e carvalhos. Mais ao sul, existe uma vegetação marcada por gramíneas e arbustos.

A fauna do continente africano é bem diversificada e apresenta uma incrível variedade de animais, como aves, invertebrados, primatas, répteis, anfíbios e insetos. Em alguns países da África do Norte, como em Marrocos, por exemplo, a fauna é uma mistura de espécies europeias e africanas, como as raposas, os coelhos, as lontras, as ardillas, a gazela, o javali, a pantera, o macaco e a víbora cornuda.

Por ter terrenos antigos que são favoráveis à formação de minérios, o continente africano possui grandes reservas minerais. Desta maneira, o continente abriga 8% das reservas de petróleo e gás natural, com destaque em alguns países da África setentrional que integram a OPEP (Organização dos Países Exportadores de Petróleo), como Egito, Angola, Argélia, Líbia e Nigéria. E, além do petróleo, Marrocos e Tunísia são grandes exportadores de fosfato.

© 2023 por Africanidade em pauta. Orgulhosamente criado por Wix.com

bottom of page