História
Nigéria
Guerras Tribais
A Guerra Civil Argelina foi um conflito armado entre o governo argelino e vários grupos de rebeldes islâmicos, que teve início em 1991. O número de mortos é impactante, entre os quais há mais de 70 jornalistas, quer por forças do Estado ou por militantes islâmicos. O conflito terminou em vitória para o governo após a rendição da Exército de Salvação Islâmica e a derrota, em 2002, do Grupo Islâmico Armado. No entanto, atualmente ainda se produzem conflitos de baixa e alta intensidade em algumas áreas.
HIV
A Argélia vive uma batalha diária no combate ao HIV. O número de médicos é insuficiente para tratar os infectados, 0,10% da população com idades entre 15 e 49 anos estava com HIV na Argélia.
Migrações e Refugiados
A Argélia, que sempre foi um país de emigração, por muito tempo esteve associada às imagens dos harragas, esses jovens argelinos que partiam clandestinamente de barco em direção à Europa. Ainda que o fenômeno não tenha desaparecido, ele diminuiu. Os refugiados africanos que fogem para a Argélia aumentam expressivamente durante épocas de conflitos armados, estes conflitos deterioram a situação dos seus países de origem.