História
Nigéria
Guerras tribais
Guerra de Biafra - Biafra é uma ex-colônia britânica que possui mais de 250 etnias. Em 1966, os Ibos, um dos grupos tribais da região tomaram e poder, provocando uma maior rivalidades entre as etnias. Como consequência os Ibos foram massacrados da região onde eram minoria, no norte do país, eles então se deslocaram para a Província de Biafra, localizado no leste da Nigéria. No ano seguinte, os Ibos declararam sua independência na província, aprofundando a guerra civil, que se prolongou até 1970. Os países da OPEP impediram o desenvolvimento econômico do novo país, pois para eles o desenvolvimento poderia trazer problemas para as empresas petrolíferas. Ao final do conflito, cerca de 1 milhão de biafrenses, quase todos Ibos, haviam morrido, vitimados pela fome ou por doenças. A Nigéria contudo, continuou como palco de golpes de Estado, liderados por chefes militares, o que tem tornado difícil a superação dos seus graves problemas internos.
HIV
De todas as pessoas no mundo contaminadas por HIV, 9% estão na Nigéria que corresponde a 3,2 milhões de afetados. Desde 2005 não houve redução dos números anuais de mortes, levando em consideração que 20% dos doentes não possuem acesso ao tratamento antirretroviral.
Refugiados e Migrações
Os ataques do Boko Haram no nordeste da Nigéria geram a migração de milhares de pessoas para o centro norte, no Chade, onde está reunido um campo de refugiados. Porém, a insegurança na região do Chade também aumentou devido a ataques na cidade de Ngouboua, levando refugiados e moradores locais fugirem e buscarem segurança em outro local. A violência na Nigéria levaram a mortes principalmente devido aos conflitos e de fome.