SOCIEDADE
HIV na África do Norte
A África do Norte é a parte do continente africano considerada mais desenvolvida, mas esse fato não impede que em seu território haja um número alarmante de doentes contaminados pela AIDS. A doença se espalhou com tanta rapidez e facilidade devido ao estado precário em que o continente se encontra, as pessoas vivem em um cenário de guerra constante e pobreza extrema.
A AIDS é uma doença ainda sem cura. Ela é transmitida por ato sexual sem preservativo, transfusão de sangue, e uso de drogas injetáveis com agulhas infectadas. Milhares de novas pessoas na África são identificadas com a doença a cada ano. Os governos africanos, por mais que tentem, não encontraram ainda um método eficaz de combate a AIDS, sendo assim, a doença continua se espalhando no continente livremente.
Conflitos tribais
O continente africano foi repartido pelos colonizadores europeus, sendo assim, colônias foram formadas com o intuito de fornecer matéria-prima e mão-de-obra escrava. Para facilitar a dominação, os colonizares dividiram o território de forma que grupos inimigos e/ou com diferenças étnicas e culturais tivessem que conviver juntos, favorecendo confrontos entre os grupos e dificultando revoltas.
Mesmo após conquistarem a independência, muitas das fronteiras estabelecidas pelos europeus foram mantidas, logo os conflitos se intensificaram, pois cada grupo acreditava que o poder os pertencia por direito. Durante a guerra fria, o Estados Unidos e a União Soviética investiam em grupos rivais como forma de demonstrar qual dos dois era mais poderoso, portanto os conflitos africanos ficaram mais intensos, pois grupos guerrilheiros passaram a ter acesso à armas poderosas.
Refugiados e migrações
Conflitos internos, seja por território ou poder político, e secas que deixam milhares de famílias sem água, são situações normais no continente africano, e fazem com que pessoas precisem buscar abrigo em outros países e até mesmo em outros continentes.
Os refugiados africanos nem sempre são bem recebidos nos países em que procuram abrigo. Nos dias atuais, os sentimentos xenófobos estão muito presentes na vida das pessoas, porque elas acreditam que os refugiados possuem a intenção de roubar seus empregos e não os querem em seu território.
O Brasil recebe os refugiados e imigrantes amistosamente, e, apesar da atual de crise política e financeira em que o país se encontra, grande parte da população apóia que o governo os ajude.
África Setentrional


