top of page

Potencialidades

Somália

A Somália, cujo nome no dialeto local significa “negro”, está localizada na porção mais oriental do continente africano, conhecido como “Chifre da África”. Conta com o Golfo de Aden ao norte, Djibuti a noroeste, Etiópia a oeste e Quênia a sudoeste, sendo que seu litoral, a leste, é banhado pelo Oceano Índico. Com um território de 637.657 km², o país tem aproximadamente do tamanho dos estados de Minas Gerais e Rio de Janeiro combinados. Sua capital é Mogadíscio.

O país possui uma forte economia informal, baseada principalmente na agropecuária. A agricultura é o mais forte setor, e a pecuária representa 40% do PIB. De acordo com o Banco Mundial, em 1990, o Produto Interno Bruto somali era de 917 milhões de dólares, número relativamente pequeno comparado ao brasileiro, de 462 bilhões de dólares na mesma época.

 Na agricultura, o produto fundamental é a banana. Já na pecuária, o comércio bovino, ovino e caprino ganha destaque. Apesar de não ser explorado, o petróleo somali é visado por grandes potências, como Estados Unidos e China. Vale ressaltar que em 1993 os EUA tentaram, sem sucesso, uma intervenção na Somália para condenar o país apenas à categoria de mero produtor de alimentos. Os principais parceiros comerciais do Estado são Itália, Arábia Saudita, Reino Unido, Alemanha e Quênia.

 A Somália contém uma variedade de mamíferos, devido à sua diversidade geográfica e climática, além de os animais selvagens são encontrados em todas as regiões. O crocodilo do Nilo é muito comum no sul da Somália e é a maior espécie encontrada na África. Com 3 300 km de costa de frente para o Oceano Índico, a Somália tem o maior litoral na África continental. Águas somalis são grandes pesqueiros para espécies de peixes migradores, como atum e espécies afins, além de ser uma plataforma continental estreita, sendo um lar produtivo de várias espécies de peixes e crustáceos.

Gramíneas e árvores esparsas pontuam boa parte do território. Poucas plantas sobrevivem no nordeste seco. Cerca de dois terços da terra são usados como pasto para animais. Portanto, as potencialidades do país Somali têm grande destaque na comunidade internacional, que visa ao desenvolvimento do território para uma possível negociação de bens.

© 2023 por Africanidade em pauta. Orgulhosamente criado por Wix.com

bottom of page